Avifauna de Viana do Castelo

As 9672 espécies de aves conhecidas distribuem-se por 27 ordens, 114 famílias e 2057 géneros, albergando a Europa um pequeno contingente de 514 espécies, das quais 195 apresentam um estatuto de conservação desfavorável. Em Portugal foram registadas mais de 410 espécies ocorrendo 290 de forma mais ou menos regular. O litoral Português tem uma grande importância no que diz respeito aos corredores migratórios. Os contingentes de aves que criam no Norte e Este da Europa e nas estepes siberianas invernam em grande número ao longo das costas atlânticas europeias e do Oeste africano, atravessando na sua rota migratória a Península Ibérica, e a franja costeira Portuguesa.
5605434967_a843659916_o
O litoral vianense, bem como o estuário do Lima, revelam-se como locais propícios para a observação de Aves. Nestes locais foram registadas e fotografadas até hoje, 91 espécies correspondentes a 15 famílias. Desde logo existe um grupo que surge nas costas atlânticas de Viana e que aqui não se apresenta devido à dificuldade de observação desde terra. Trata-se de aves de hábitos marinhos, dos quais são exemplo o ganso-patola (Morus bassanus), a pardela-balear (Puffinus mauretanicus), a cagarra (Calonectris diomedea) e o pato-preto (Melanitta nigra). Existem ainda registos de outras espécies que neste blogue não encontram evidência como o falcão-peregrino (Falco peregrinus), a tarambola-cinzenta (Pluvialis squatarola), o borrelho-pequeno-de-coleira (Charadrius dubius), o pilrito-pequeno (Calidris minuta) ou o andorinhão-preto (Apus apus). Nas mensagens que se seguem procuramos dar a conhecer ao leitor deste blogue algumas das 91 espécies fotografadas, com informações sobre as suas características mais importantes.
mapa
Observação e fotografia das espécies: As espécies catalogadas e apresentadas neste blogue são consequência de um trabalho de campo e investigação intensivo, ao nível da observação, identificação e fotografia, que totalizou mais de 1200 horas, realizado pela associação Guarda-Rios do Lima, entre Fevereiro de 2007 e Março de 2009. As áreas de trabalho foram o estuário do rio Lima e parte do Sítio Litoral Norte.
Estatuto de conservação: Relativamente ao estatuto de conservação, foram utilizadas as categorias definidas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) para o estatuto a nível mundial, pelo BirdLife International para o estatuto a nível Europeu e pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) para o estatuto a nível nacional.
Protecção legal: Compreende os instrumentos de protecção legal aplicáveis a cada espécie, nomeadamente:
DL n.º 140/99, de 24 de Abril, que procede à revisão da transposição para o direito interno da Directiva Aves e da Directiva Habitats;
Convenção de Berna, assinada em 19 de Setembro de 1979 com o objectivo principal de conservar a flora e a fauna selvagens e os seus habitats naturais, em particular as espécies e os habitats cuja conservação exija a cooperação de diversos estados, e promover essa cooperação;
Convenção de Bona, que entrou em vigor em Novembro de 1983 com o objectivo de conservar as espécies migradoras da fauna selvagem;
Convenção de Washington ou CITES, que é um acordo internacional que tem por objectivo assegurar que o comércio de animais e plantas não ponha em risco a sua sobrevivência no estado selvagem.
Tipo de ocorrência: No tipo de ocorrência, foi utilizada a informação disponível na “Lista de espécies de aves de ocorrência regular em Portugal Continental” da Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves (SPEA), a saber: Residente: Espécie presente em Portugal ao longo de todo ano; Estival: Espécie presente em Portugal durante a Primavera e Verão; Invernante: Espécie presente em Portugal durante o Outono e Inverno; Migrador de passagem: Espécie presente em Portugal durante as passagens migratórias que podem corresponder aos dois períodos migratórios, primaveril ou pré-nupcial e outonal ou pós-nupcial, ou apenas a um destes períodos; Introduzido: Espécie introduzida em Portugal.
Abundância local: A abundância local foi definida tendo por base os registos e níveis de observação realizados entre Abril de 2007 e Março de 2009, hierarquizada da seguinte forma: Comum: Espécie bem distribuída no concelho de Viana do Castelo; Ocasional: Espécie cuja distribuição no concelho de Viana do Castelo é localizada, ocorrendo em número reduzido ou períodos de tempo curtos; Acidental: Espécie com ocorrência e distribuição rara no concelho de Viana do Castelo.
Identificação: A identificação compreende os principais dados físicos de cada espécie, bem como as características do voo.
Biologia da espécie: A biologia da espécie diz respeito, essencialmente, a informação sintética sobre a distribuição, habitat, nidificação e alimentação da espécie.
Curiosidades: Sempre que possível, são apresentadas curiosidades e comportamentos peculiares da espécie.
6995462822_4487884a6b_o

Listagem das espécies:

MERGULHÕES: Mergulhão-pequeno

CORVOS MARINHOS: Corvo-marinho, Corvo-marinho-de-faces-brancas

GARÇAS: Garça-branca; Garça-boieira; Garça-real

PATOS DE SUPERFÍCIE: Pato-real

AVES DE RAPINA: Águia-pesqueira; Peneireiro-comum; Águia-d’asa-redonda; Gavião; Peneireiro-cinzento

GALLIFORMES: Codorniz; Faisão; Perdiz

GRUIFORMES: Frango-d’água; Galinha-d’água

AVES COSTEIRAS E RIBEIRINHAS: Abibe; Borrelho-de-coleira-interrompida; Borrelho-grande-de-coleira; Pernilongo; Fuselo; Maçarico-das-rochas; Maçarico-real; Narceja; Pilrito-de-peito-preto; Pilrito-das-praias, Pilrito-d’areia; Rola-do-mar; Gaivota-de-patas-amarelas; Gaivota-de-asa-escura; Guincho; Garajau

POMBOS E ROLAS: Pombo-torcaz; Rola-brava; Rola-turca

CUCOS: Cuco

MOCHOS E CORUJAS: Coruja-das-torres; Mocho-galego

GUARDA-RIOS E FORMAS SEMELHANTES: Guarda-rios; Poupa

PICA-PAUS: Peto-verde; Picapau-malhado; Picapau-malhado-grande; Torcicolo

PASSERIFORMES: Chapim-rabilongo; Cotovia-de-poupa; Trepadeira-comum; Fuinha-dos-juncos; Gaio; Gralha-preta; Pega rabuda; Escrevedeira-de-garganta-preta; Bico-de-lacre; Chamariz; Lugre; Pintarroxo; Pintassilgo; Tentilhão; Verdilhão; Andorinha-das-chaminés; Andorinha-dos-beirais; Alvéola-amarela; Alvéola-branca; Alvéola-cinzenta; Petinha-das-árvores; Petinha-dos-prados; Petinha-ribeirinha; Cartaxo-comum; Papa-moscas-cinzento; Papa-moscas-preto; Pisco-de-peito-ruivo; Rabirruivo-preto; Chapim-azul; Chapim-de-poupa; Chapim-preto; Chapim-real; Pardal-comum; Pardal-do-telhado; Pardal-montês; Ferreirinha; Estrelinha-de-cabeça-listrada; Estorninho-malhado; Estorninho-preto; Felosa-comum; Toutinegra-do-mato; Felosa-dos-juncos; Felosa-poliglota; Papa-amoras; Rouxinol-pequeno-dos-caniços;Toutinegra-de-barrete-preto; Toutinegra-dos-valados; Carriça; Melro-preto; Tordo-músico
5930838175_f41c7297e3_o
SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: