Mergulhão-pequeno

MERGULHÕES: Ordem Podicipediformes

Os mergulhões são aves de médio porte, essencialmente aquáticas,que frequentam estuários, lagos e rios. Apresentam-se geralmentecom uma plumagem acastanhada ou cinzenta, com a zonaventral mais clara. O corpo é aerodinâmico e as patas estão colocadasbem atrás, o quelhes permite mergulhar com facilidade.Algumas espécies são migratórias, com as asas curtas mas fortes,que permitem o voo durante longas distâncias. Em terra os movimentosdestas aves são pouco graciosos. Alimentam-se de peixes,insectos aquáticos, moluscos e crustáceos que caçam em mergulho.São sobretudo aves solitárias mas formam casais durante a época dereprodução ou grandes grupos no período de migração. Constroem ninhos flutuantes.

MERGULHÃO-PEQUENO Tachybaptus ruficollis

Taxonomia: Ordem: Podicipediformes; Família: Podicipedidae

Estatuto de conservação: Global (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPEC (Não concentrada na Europa e com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II

Tipo de ocorrência: Residente (R)

Abundância local: Comum

Dados biométricos: Comprimento: 25 a 29 cm; Envergadura: 40 a 45 cm; Peso: 100 a 200 g; Longevidade: 13 anos

Identificação: É o mergulhão de menores dimensões, com pescoço proeminente e em forma de “S”, bico curto, corpo comprido e patas com dedos grandes e lobulados. O mergulhãopequeno assemelha-se ao mergulhão-de-pescoço-preto, possuindo uma plumagem menos marcada e contrastante, dominada sobretudo pelos tons de castanho. A plumagem nupcial difere da plumagem de Inverno sobretudo na presença de uma mancha amarela conspícua junto à base do bico, pelo pescoço ruivo e bico escuro. Durante o Inverno assemelha-se ainda mais ao seu parente mergulhão-de-pescoço-preto, separando-se pelo menor tamanho, pelo olho escuro e pelo pescoço e flancos ocres. Passa a maior parte do tempo em terra e é raro observá-lo em voo.

3448827682_6406eebdc6_b

Biologia da Espécie: Espécie essencialmente residente, presente no território durante todo o ano, prefere águas lentas e calmas escondendo-se entre os juncais e caniçais. Durante a época de reprodução, procura zonas alagadas, com abundante vegetação nas margens, que lhe permite dissimular o seu ninho. É o menos piscícola de todos os mergulhões, sendo capaz de encontrar, mesmo em pequenas plantas aquáticas, larvas de insectos e invertebrados aquáticos em quantidade suficiente para satisfazer o seu apetite, inclusive na época da reprodução.

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: