Corvo-marinho, Corvo-marinho-de-faces-brancas

CORVOS-MARINHOS Ordem Pelecaniformes

Aves aquáticas de médio a grande porte sem dimorfismo sexual. Corpo alongado, pescoço comprido, cauda longa e arredondada. Bico forte, longo, e por vezes com a ponta em forma de gancho. As patas apresentam os quatro dedos unidos por uma membrana interdigital completa. A plumagem diverge entre o branco e o negro de acordo com a espécie. A maioria das espécies está adaptada para a pesca, mergulhando com um salto fora de água para apanhar o alimento. Geralmente são gregários e reproduzem-se em colónias numerosas. Podem voar grandes distâncias entre a zona de alimentação e os dormitórios.

CORVO-MARINHO, CORVO-MARINHO-DE-FACES-BRANCAS

Phalacrocorax carbo

Taxonomia: Ordem: Pelecaniformes; Família: Phalacrocoracidae

Estatuto de conservação: Global (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPEC (Não concentrada na Europa e com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II

Tipo de ocorência: Invernante (I); Migrador de passagem (MP)

Abundância local: Ocasional

Dados biométricos: Comprimento: 80 a 100 cm; Envergadura: 130 a 160 cm; Peso: 2000 a 2500 g; Longevidade: 20 anos

Biologia da Espécie: Amplamente distribuído no Paleártico (região zoogeográfica que inclui a Europa, Norte de África, grande parte da Arábia e a Ásia a norte dos Himalaias) sendo abundante em praticamente todo o território nacional. Trata-se de uma ave que utiliza vários tipos de habitats aquáticos, podendo ser encontrada em zonas costeiras ou estuarinas, bem como cursos de água interiores. O corvo-marinho é uma ave sociável que repousa e nidifica em grandes colónias. Alimenta-se à base de peixe, não descurando outro tipo de alimento como pequenos crustáceos, algumas aves aquáticas ou mesmo roedores.

CORVO-~1

Curiosidades: O corvo-marinho-de-faces-brancas pode ser utilizado na pesca. Na Ásia Oriental esta forma de pesca é ainda utilizada para fins turísticos. É colocado um aro em redor do pescoço das aves de forma a impedir a ingestão das presas capturadas durante os mergulhos. A sua necessidade diária de alimento está estimada em cerca de 750 g de peixe.

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

celso disse...

oi.gostei da materia mas poderia ser bem melhor mostrando o passaro desenvolvendo sua atividade ou acompanhando o pescador para tal. se tiverem material do corvo marinho "no trabalho" me enviem. grato.