Torcicolo

Jynx torquilla

 

Taxonomia: Ordem: Piciformes; Família: Picidae

Estatuto de conservação: Mundo (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): SPEC 3 (Não concentrada na Europa mas com estatuto de conservação desfavorável); Portugal (ICNB): DD(Informação insuficiente)

Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II

Tipo de ocorrência: Estival (E); Invernante (I); Migradora de passagem (MP)

Abundância local: Acidental

Dados biométricos: Comprimento: 16 a 17 cm; Envergadura: 25 a 27 cm; Peso: 30 a 45 g; Longevidade: 10 anos

3462015107_d8242e76f8_b

Identificação: Cabeça e manto preto-acinzentado e dorso e asas castanhas com manchas beges e pretas. As partes inferiores são beges, esbatendo-se em cor creme com manchas pretas em forma de setas. A cauda é cinzenta e bastante comprida, com três barras pretas. Mexe a cabeça e o pescoço de modo semelhante ao de uma cobra e tem movimentos sacudidos típicos. Com um voo pouco elevado, lento e ondulado, mas menos ondulante do que os dos outros pica-paus.

Biologia da espécie: Nidifica nas zonas boreais e temperadas da Europa. Em Portugal apresenta-se bastante distribuído, mas rareia na faixa mais ocidental do Centro-Norte. Existe uma população estival que inverna em África, existindo indivíduos provenientes de países com climas mais rigorosos que invernam entre nós. Prefere bosques de coníferas e caducifólias, mas também pode ser observado em pomares, parques, bosques abertos com campos, pequenas matas e pastagens com arbustos. A condição preferencial para frequentar determinado habitat está na existência de formigas, o seu principal alimento. Estas são extraídas dos formigueiros com a sua língua longa e glutinosa. Nidifica em cavidades naturais ou construídas por outras espécies, não fazendo o seu próprio buraco. Também utiliza caixas-ninho.

 

Curiosidades: Os principais factores de ameaça prendem-se com a diminuição da disponibilidade de alimento motivada pelas modernas técnicas de produção agrícola (mobilização do terreno, insecticidas) e por influência de condições meteorológicas menos favoráveis, que também interferem na disponibilidade de alimento. Se o Torcicolo se sentir ameaçado ou incomodado, ele contorce-se e o seu pescoço torcesse ao extremo, crista eriçada, dando um aspecto surpreendente. Para além desta postura, assobia como serpentes, desencorajando eventuais predadores.

3462092571_b3fbfc58cb_b

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: