Borrelho-de-coleira interrompida

 

Aves costeiras e ribeirinhas
Ordem Charadriiformes

Nesta Ordem estão incluídos os abibes e borrelhos (Charadriidae), pilritos, maçaricos, fuselo, narceja e rola-do-mar (Scolopacidae), o perna-longa (Recurvirostridae), todas as gaivotas (Laridae) e os garajaus (Sternidae). A variedade de formas é muito grande, compreendendo aves de pequeno a médio porte com bico pequeno e pernas compridas (Charadriidae), aves de pequeno a grande porte, com o bico e pernas compridas, castanhas ou cinzenta(Scolopacidae), aves com pernas longas e o pescoço comprido (Recurvirostridae), aves marinhas robustas e de asas compridas, bico forte e cauda curta (Laridae) e aves marinhas de dimensão pequena a média, elegantes, com asas longas e estreitas além de caudas bifurcadas e bico comprido e pontiagudo, que são excelentes voadoras (Sternidae). Todas estão de alguma forma ligadas a biótopos aquáticos, de água doce, estuarinos e/ou marinhos.

 

Borrelho-de-coleira-interrompida
Charadrius alexandrinus

4005423525_fef8db24a6_oTaxonomia; Ordem: Charadriiformes; Família: Charadriidae

Estatuto de conservação: Global (UICN): LC (Pouco preocupante)Europa (SPEC): SPEC 3 (Não concentrada na; Europa mas com estatuto de conservação desfavorável; Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II; Convenção de Bona: Anexo II

Tipo de ocorência: Residente (R); Migrador de Passagem (MP)

Abundância local: Comum

Dados biométricos: Comprimento: 15 a 17 cm; Envergadura: 42 a 45 cm; Peso: 40 a 60 g; Longevidade: 10 anos

Identificação: O macho tem a coroa arruivada com uma faixa preta a separá-la da testa branca e uma pequena mancha preta no loro, passando pelo olho até ao bico. A garganta e a nuca são brancas. As partes inferiores brancas têm manchas pretas do ombro até ao peito,
embora a faixa do peito seja incompleta. As partes superiores são castanhas e, quando em voo, apresenta barras brancas nas asas. O bico, as pernas e as patas são pretos. A fêmea não tem a testa e o loro pretos e a mancha do ombro é castanha. Os juvenis são semelhantes à fêmea. Tem um bater de asa rápido e movimento tremente ao levantar voo. Quando em voo, a barra branca da asa é bem evidente.

Biologia da espécie: Pode ser observado em Portugal durante todo o ano. Alguns efectivos são nidificantes em Portugal, a comprová-lo estão algumas aves que encontram local de nidificação nas praias de Afife, Viana do Castelo. Muitas das outras aves que aqui ocorrem são migradoras, oriundas do norte da Europa e encontram-se na migração para África. Frequenta a costa marítima, salinas, lagos e lagoas interiores desde que bastante salgadas. Nidifica no solo, preferencialmente arenoso, perto da água e, por vezes, resguardado por uma planta. Com uma dieta à base de insectos, crustáceos, moluscos e minhocas. Alimenta-se com corridinhas rápidas, bicadas e fazendo pausas.

3815325097_1d544bee5f_oCuriosidades
Quando o ninho ou as crias são ameaçadas, os progenitores exibem um comportamento peculiar, correndo e arrastando uma asa, fingindo-se feridos, com o propósito de atrair a atenção do potencial predador e de o afastar do ninho ou das crias.

3574434634_df664b303a_o

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: