Frango-D’água

Rallus aquaticus


Ordem Gruiformes

Esta ordem engloba espécies aquáticas de dimensão pequena a média como o frango ou a galinha-d’água. As aves pertencentes a esta ordem têm a particularidade de normalmente viverem escondidas por entre a vegetação ribeirinha. Por norma apresentam um corpo rechonchudo, asas arredondadas, patas longas, bico fino e plumagem sóbria. Uma característica evidente deste taxon reside no facto dos seus elementos não possuírem papo no sistema digestivo. Alimentam-se à base de matéria vegetal e animais pequenos. Nidificam por entre a vegetação densa, existindo algumas espécies arborícolas. Habitam zonas de todos os climas e habitats diversos, desde zonas áridas ou desérticas até áreas banhadas por lagos ou rios. Efectuam migrações nocturnas.

Taxonomia: Ordem: Gruiformes; Família: Rallidae

Estatuto de conservação: Mundo (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPEC (Não concentrada na Europa e com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II

Tipo de ocorrência: Residente (R)

Abundância local: Comum

Dados biométricos: Comprimento: 22 a 28 cm; Envergadura: 38 a 45 cm; Peso: F - 85 a 135 g ; M - 100 a 190 g; Longevidade: 6 anos

Frango-d’água 1 
Identificação: Ave relativamente pequena, com a parte traseira
do corpo arredondada. Plumagem azul por baixo e castanha por cima com o longo bico vermelho, ligeiramente curvado, e as patas vermelhas. Flancos e abdómen listrados de preto e branco. Dado que as aves raramente se mostram, o frango-d’água é mais frequentemente localizado pelas vocalizações. Efectua um voo laborioso, com as patas pendentes.

Biologia da espécie: Reprodutor no Norte da Europa, migra para as regiões Oeste e Sudoeste nos meses mais frios. A sua presença está condicionada pela presença de diferentes tipos de zonas húmidas. Assim, prefere zonas de caniçais e juncais onde se possa esconder por entre a densa vegetação. É uma ave extremamente difícil de visualizar. Prefere correr em vez de voar, sendo que quando levanta do solo faz um voo rasante. Também pode nadar desde que seja em distâncias curtas. Na nidificação o casal compartilha a incubação, bem como, posteriormente, o trabalho de cuidar das crias. O frango-d’água alimenta-se de anelídeos, camarões e insectos que procura na lama com o seu longo e fino bico. Também consome peixe pequeno, bem como raízes, sementes e frutos.

Curiosidades: Em caso de alarme, costumam fugir andando. Porém, quando recorrem às asas para percorrer uma curta distância, o seu bater de asas aturdido com as patas pendendo, é um pouco desajeitado.

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: