Borrelho-grande-de-coleira

Charadrius hiaticula

Taxonomia: Ordem: Charadriiformes; Família: Charadriidae

Estatuto de conservação: Global (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPECE (Concentrada na Europa mas com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II; Convenção de Bona: Anexo II

Tipo de ocorrência; Invernante (I); Migrador de Passagem (MP)

Abundância local: Ocasional

Dados biométricos: Comprimento: 18 a 20 cm; Envergadura: 48 a 57 cm; Peso: 55 a 75 g; Longevidade: 10 anos

Identificação: A coleira preta, as patas e base do bico cor de laranja, e a barra alar branca são a sua imagem de marca. Os juvenis e os adultos em plumagem de Inverno apresentam a coleira incompleta, mas mais espessa que a do borrelho-de-coleira-interrompida. Voo rápido, com batimentos das asas soltos e “cortantes”.

Borrelho-grande-de-coleira 1Biologia da espécie:  Invernante e migrador de passagem, distribui-se por toda a faixa costeira, sendo uma das limícolas mais comuns nos estuários Portugueses. Para a construção do seu ninho faz uma pequena cova no solo, escolhendo locais com cascalho ou areia entre erva rasteira. Pode formar bandos relativamente numerosos nas migrações de Inverno. Tal como os outros borrelhos o Charadrius hiaticula desloca-se em passos rápidos e curtos. A sua alimentação é à base de invertebrados de água doce e salgada como minhocas, crustáceos e moluscos.

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: