Guincho

Larus ridibundus

Taxonomia: Ordem: Charadriiformes; Família: Laridae

Estatuto de conservação: Global (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPECE (Concentrada na Europa mas com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Protecção Legal: Convenção de Berna: Anexo II

Tipo de ocorrência: Residente (R); Invernante (I); Migradora de passagem (MP)

Abundância local: Comum

Dados biométricos: Comprimento: 37 a 43 cm; Envergadura: 94 a 105 cm; Peso: 225 a 350 g; Longevidade: 32 anos

Guincho 1 

Identificação: Gaivota relativamente pequena. Zona dorsal prateada e zona ventral branca. Primárias externas brancas, parte anterior da asa na sua face ventral escura. No Verão o adulto apresenta o capuz castanho (cor de chocolate) e o bico e patas castanhas. No Inverno o capuz reduz-se a uma pinta auricular escura e grossa. Pode formar bandos de centenas ou mesmo milhares de indivíduos e mistura-se frequentemente com outras espécies de gaivotas. Tal como as outras espécies do género Larus aqui apresentadas, eleva-se em altura, plana e o seu voo é forte e directo.

Biologia da espécie: Abundante e amplamente disseminado no Paleártico Ocidental. Cria no Norte e Este da Europa invernado no Sul. Em Portugal é igualmente abundante, em especial nos meses de invernada (entre Agosto e Abril). De todas as gaivotas é a mais comum em terras afastadas da costa. Reproduz-se colonialmente em lagos com extensa vegetação, ou em ilhotas. O guincho-comum é monogâmico e fiel ao sítio do ninho, onde regressa todos os anos. É muito gregário fora do período de reprodução. Alimenta-se e dorme em grandes grupos. Não é estranho vê-lo a seguir as alfaias agrícolas que lavram os campos, na procura de alimento. A sua dieta é ainda composta por insectos aquáticos, pequenos peixes, animais mortos e
desperdícios humanos.

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: