Pilrito-das-praias, Pilrito-D’areia

Calidris alba

Taxonomia: Ordem: Charadriiformes; Família: Scolopacidae

Estatuto de conservação: Global (UICN ): LC (Pouco preocupante) Europa (SPEC): Non-SPEC (Não concentrada na Europa e com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II; Convenção de Bona: Anexo II

Tipo de ocorrência: Invernante (I); Migrador de passagem (MP)

Abundância local: Ocasional

Dados biométricos: Comprimento: 20 a 21 cm; Envergadura: 36 a 39 cm; Peso: 45 a 85 g; Longevidade: 13 anos

Pilrito d'areia 2

Identificação: Mais compacto e com o bico menor que o pilrito comum. O pilrito-das-praias apresenta-se quase totalmente branco na plumagem de Inverno. Este calidris apresenta uma tonalidade geral pálida só interrompida pelo bico e patas pretas, e pelas penas centrais da cauda, sendo ligeiramente mais pálido nas partes inferiores do corpo que nas superiores. Apresenta uma pequena mancha preta na alula, visível quando a asa está fechada. Durante a passagem primaveril são visíveis alguns indivíduos em muda para a  plumagem nupcial, exibindo um tom alaranjado. O pilrito-das-praias efectua um voo forte, poderoso e directo.

Biologia da espécie: Com reprodução no alto Árctico, é migrador de passagem e invernante numeroso nas costas Portuguesas. Prefere praias arenosas ou charcos próximos da costa. Caminha agachado e rápido ao longo da zona de rebentação, onde procura as suas presas. Estas presas são pequenos crustáceos, poliquetas e pequenos moluscos. Nidifica em depressões bem definidas no solo.

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: