Gaivota-de-patas-amarelas

Larus cachinnans

Taxonomia: Ordem: Charadriiformes; Família: Laridae

Estatuto de conservação: Global (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPECE (Concentrada na Europa mas com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II

Tipo de ocorrência: Residente (R)

Abundância local: Comum

Dados biométricos: Comprimento: 58 a 68 cm; Envergadura: 130 a 158 cm; Peso: 750 a 1250 g; Longevidade: 32 anos

3237765322_d52791a233_o 

Identificação: Desde logo caracteriza-se pelas patas amarelas sendo um pouco maior que a gaivota-de-asa-escura, distinguindo-se desta pela cor cinzento-claro do dorso e das asas, contrastando com a ponta preta com pintas brancas. Expõe ainda outras evidências como bico amarelo (com ponta vermelha) e olhos amarelos, com anel orbital vermelho. Os juvenis e os imaturos em plumagem de primeiro Inverno possuem penas mais acastanhadas. Os olhos e o bico são castanhos e as patas apresentam uma cor rosada. À medida que atingem a maturidade (4-5 anos) estas características vão mudando: manto vai-se tornando cinzento-claro, os olhos e patas tornam-se amareladas, mas mantêm algumas coberturas interiores castanhas. Eleva-se em altura, plana e o seu voo é forte e directo.Gaivota-de-patas-amarelas 1

Biologia da espécie: Trata-se de uma espécie sedentária, com dispersão de imaturos (pode provocar a colonização de novas áreas de cria) que cria em praticamente todo o litoral Português. Prefere as zonas costeiras, mas não é raro encontrá-la em zonas interiores. Excelente capacidade de adaptação, oportunista e com uma grande poder reprodutor. Nidifica perto da costa, em colónias que podem atingir milhares de casais. Da sua dieta fazem parte peixes, animais mortos, aves jovens, ovos, insectos e todo o tipo de desperdícios humanos.

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: