Escrevedeira-de-garganta-preta

Emberiza cirlus

Taxonomia: Ordem: Passeriformes; Família: Emberizidae

Estatuto de conservação: Mundo (UICN): LC (Pouco preocupante; Europa (SPEC): Non-SPECE (Concentrada na Europa mas com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Escrevedeira-de-garganta-preta 4

Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II

Tipo de ocorrência: Residente (R)

Escrevedeira-de-garganta-preta 1

Abundância local: Comum

Dados biométricos: Comprimento: 16 a 17 cm; Peso: 17 a 25 g

Escrevedeira-de-garganta-preta 2

Identificação: O macho possui riscas pretas e amarelas na cabeça, sendo o ventre amarelo e o dorso riscado de castanho. A fêmea apresenta um padrão semelhante, mas as riscas são muito ténues. Tal como as outras escrevedeiras, apresenta uma ondulação na mandíbula inferior, o que confere ao bico uma forma característica. Esta ave efectua um voo directo.

Escrevedeira-de-garganta-preta 5

Biologia da espécie: Distribuída essencialmente na Península Ibérica, França, Itália e na região dos Balcãs. Em Portugal distribui-se de norte a sul do país e é razoavelmente comum, excepto na parte oriental do Baixo Alentejo e do Algarve onde se torna rara. Encontra-se normalmente associada a zonas de paisagens compartimentadas, como mosaicos agrícolas com sebes, pontuados por bosquetes de folhosas, matagais e mesmo afloramentos rochosos. Faz o ninho em forma de taça, normalmente a baixa altitude e no meio das moitas. Alimenta-se à base de sementes, cereais, bagas e rebentos, podendo durante a fase de criação dos juvenis alimentar-se de pequenos insectos e larvas.

Escrevedeira-de-garganta-preta 3

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: