Peneireiro - cinzento

Elanus caeruleus

Taxonomia: Ordem: Accipitriformes; Família: Accipitridae

Estatuto de conservação: Global (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): SPEC 3 (Não concentrada na Europa mas com estatuto de conservação desfavorável); Portugal (ICNB): NT (Quase ameaçado)

Protecção legal: DL n.º 140/99, de 24 de Abril: A-I; Convenção de Berna: Anexo II; Convenção de Bona: Anexo II; Convenção de Washington (CITES): Anexo IIA;

Tipo de ocorrência: Residente (R)

Abundância local: Acidental

Dados biométricos: Comprimento: 35 a 38 cm; Envergadura: 80 a 95 cm; Peso: 197 a 343 g; Longevidade: 6 anos

Identificação: Espécie inconfundível, possui uma tonalidade clara apenas com as asas mais escuras, pelo que facilmente se consegue identificar. Nenhuma outra rapina de pequenas dimensões possui um tom esbranquiçado. A curta distância é possível vislumbrar o olho vermelho. Quando observado por cima distinguem-se facilmente os ombros escuros contrastantes com o claro do resto do corpo. Quando observado por baixo são bem visíveis as pontas das asas escuras. O seu voo, levemente ondulado, e o peneirar com as asas em “V”, são bastante característicos. Quando detectam uma presa, deixam-se cair sobre ela com as asas bem puxadas atrás, numa posição única. Peneira e plana.

Peneireiro cinzento

Biologia da espécie: Reproduz-se em áreas semidesérticas, ocupa zonas de clima temperado quente, mediterrâneo e subtropical. Ocorre marginalmente na Europa em Espanha, França e Portugal. No que toca ao nosso país prefere o Alentejo, parte da Estremadura e Beira Interior, apesar de acidentalmente ser avistado mais a norte, como é o caso de Viana do Castelo. Habita zonas agrícolas com espaços abertos ou pequenos bosques. Esta rapina alimenta-se essencialmente de pequenos mamíferos, répteis, aves e insectos.

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: