Bico-de-lacre

Estrilda astrild
Taxonomia Ordem: Passeriformes Família: Estrildidae
3447998979_ec7281772f_b
Estatuto de conservação: Mundo (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): – ; Portugal (ICNB): NA (Não aplicável)
Tipo de ocorrência: Introduzida
Abundância local: Comum
Dados biométricos: Comprimento: 10 a 13 cm
Envergadura: 12 a 14 cm
Peso: 7 a 10 g
Longevidade: 8 anos
3490647469_30cb95e285_b
Identificação O bico-de-lacre é uma ave com o comprimento aproximado do chamariz, apresentando uma estrutura distintiva das espécies da família dos Fringilídeos (a que pertencem o chamariz e o pintassilgo): cabeça mais curta, asas curtas e arredondadas, corpo mais “magro”. As partes superiores são de um castanho acinzentado e as inferiores são mais claras (misto de um castanho pálido com rosa). A cauda é mais escura e o bico apresenta uma cor típica - vermelho lacre. Quando está em voo, alterna batidas rápidas das asas com pequenas pausas. Costumam vocalizar quando voam, produzindo um som muito característico quando o bando se desloca.
      3448810688_a86e4f8e76_b2686207039_de5f5f727f_b
Biologia da espécie Atualmente, o bico-de-lacre distribui-se, de uma forma quase contínua, ao longo de toda a costa portuguesa onde é comum, desde o Alto Minho, até ao Algarve. Trata-se de uma espécie associada a uma grande variedade de meios, que vão desde habitats associados a zonas húmidas, como caniçais e outra vegetação que bordeja as linhas de água, assim como a arrozais e outros meios agrícolas. Gostam de viver em comunidade e não se importam de viver com pássaros de outras espécies, se forem do mesmo porte e não muito turbulentos. Em Portugal nidificam praticamente durante todo ano, o que também terá contribuído para o rápido sucesso da sua expansão no nosso território. É uma espécie granívora, alimentando-se sobretudo de pequenas sementes e consumindo muito raramente insectos.
 
Curiosidades É uma espécie originária do continente africano, introduzida em Portugal em 1964, tendo-se expandido mais rapidamente para norte (cerca de 13 km por ano) do que para sul (6 km por ano) a partir da área de introdução.
SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: