Pisco-de-peito-ruivo

Erithacus rubecula
Taxonomia Ordem: Passeriformes
Família: Muscicapidae
3188691832_3bec6b136f_o
Estatuto de conservação: Mundo (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPECE (Concentrada na Europa mas com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)
Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II; Convenção de Bona: Anexo II
Tipo de ocorrência: Residente (R); Invernante (I); Migrador de passagem (MP)
Abundância local: Comum
Dados biométricos Comprimento: 14 cm
Envergadura: 20 a 22 cm
Peso: 16 a 22 g
Longevidade: 15 anos

2987626966_212c7e75e2_o

Identificação: Esta ave apresenta no peito uma grande mancha cor-de-laranja bem demarcada, que se estende até à face. As restantes partes inferiores são de um branco sujo, e por cima é de um castanho uniforme. As aves jovens são malhadas de castanho por baixo, e não
apresentam tons alaranjados. É impossível distinguir os machos das fêmeas com base na morfologia externa, embora os primeiros sejam, em média, ligeiramente mais corpulentos. O pisco-de-peito-ruivo efectua um voo ondulante.
4139419014_4f807a0567_b
Biologia da espécie: Amplamente distribuído pela Europa. Em Portugal a sua distribuição é variável conforme a época do ano. No Outono-Inverno encontra-se bem distribuído por todo o território continental, tendo na Primavera-Verão uma distribuição mais alargada a norte do rio Tejo. O pisco-de-peito-ruivo ocorre numa grande variedade de habitats, desde que tenham algum grau de cobertura arbórea ou apenas arbustiva. Encontra-se desde as matas agrestes no alto das serras do Norte até ao centro das grandes cidades. Esta espécie nidifica normalmente de Abril a Julho, mas ocasionalmente podem ser observados ninhos activos no Outono ou mesmo em pleno Inverno. Da sua dieta fazem parte insectos, pequenas aranhas e outros pequenos invertebrados.
SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: