Abibe

Vanellus vanellus

Taxonomia: Ordem: Charadriiformes; Família: Charadriidae

Estatuto de conservação: Global (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): SPEC 2 (Concentrada na Europa e com estatuto de conservação desfavorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II; Convenção de Bona: Anexo II

Tipo de ocorrência: Residente (R); Invernante (I)

Abundância local: Acidental

Dados biométricos: Comprimento: 28 a 31 cm; Envergadura: 70 a 76 cm; Peso: 150 a 310 g; Longevidade: 23 anos

Identificação: De fácil identificação, especialmente quando adulto, o abibe apresenta singularidade na fina e comprida crista. Caracterizam-no ainda a parte superior escura (com reflexos verdes e roxos) o abdómen e peito claros, e as manchas brancas faciais. Os reflexos verdes e roxos da parte superior perdem vivacidade no Inverno. Trata-se de uma ave extremamente vocal, ouvindo-se geralmente à noite. Em voo o abibe efectua batimentos cuidadosos e rápidos.

Biologia da espécie: Limícola com distribuição e nidificação uniforme em toda a Europa. Em Portugal surge nos meses de Outono e Inverno, raramente nidificando. Encontra-se em quase todo o tipo de terrenos abertos, apresentando predilecção por zonas húmidas, pastagens e zonas lavradas. O ninho é uma simples cavidade no solo, ligeiramente levantada. Na base da sua alimentação estão invertebrados como nemátodas, moluscos e insectos, não desprezando sementes de pinheiro e de diversas gramíneas.

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: