Galinha d’água

Gallinula chloropus

Taxonomia
Ordem: Gruiformes; Família: Rallidae

Estatuto de conservação: Mundo (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPEC (Não concentrada na Europa e com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Protecção legal: Espécie cinegética; Convenção de Berna: Anexo II

Tipo de ocorrência: Residente (R); Invernante (I)

Abundância local: Comum

Dados biométricos: Comprimento: 32 a 35 cm; Envergadura: 50 a 55 cm; Peso: M - 250 a 400 g ; F - 260 a 373 g; Longevidade: 15 anos

3626273866_5e5828eb79_o 

Identificação: Possui o tamanho de um pombo, corpo escuro, cauda relativamente comprida, bico vermelho com ponta amarela, patas e dedos verdes. As penas infra-caudais são de um branco bastante conspícuo. Sendo uma ave aquática, apresenta algumas adaptações a este meio, tais como os dedos bastante compridos que lhe permite caminhar sobre a vegetação flutuante. Anda com a cauda levantada e a abanar, abanando também a cabeça quando anda. A galinha d’água efectua um voo laborioso e com as patas pendentes.

Biologia da espécie
Trata-se de uma ave comum e reprodutora em Portugal. No nosso país invernam ainda aves provenientes do Norte da Europa. As galinhas-d’água estão associadas a todo o tipo de zonas húmidas, com águas paradas ou lentas, que possuam vegetação abundante e emergente, evitando ambientes salinos. Podem mesmo ser encontradas em parques urbanos. Para nidificar necessita apenas de pequenas manchas de vegetação palustre para instalar o seu ninho. Esta ave, por norma, caminha ou nada ao longo das margens do rio. Mergulha muito bem, conseguindo estar debaixo de água aproximadamente 45 segundos. É uma ave muito tímida e não propriamente fácil de avistar. Alimenta-se de plantas aquáticas e de folhas de árvores. Fazem ainda parte da sua dieta moluscos, insectos, minhocas, alguns peixes, girinos e ovos de outras aves.

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: