Tentilhão

Fringilla coelebs

4479447215_5c6d7b7670_o

Taxonomia: Ordem: Passeriformes; Família: Fringillidae

Estatuto de conservação: Mundo (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPECE (Concentrada na Europa mas com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II

Tipo de ocorrência: Residente (R); Invernante (I)

Abundância local: Comum

Dados biométricos: Comprimento: 15 a 16 cm; Peso: 19 a 24 g; Longevidade: 14 anos

4480090932_dc2ba76ce8_o

Identificação: Do tamanho aproximado ao de um pardal-comum, tem o bico e a cabeça de menores dimensões e as asas e a cauda mais longas, tornando-o numa ave mais elegante. Em ambos os sexos e em qualquer idade, o padrão da plumagem é realçado pelo branco dos ombros, das barras alares e rectrizes. Os machos são mais coloridos, com uma coroa azul-acinzentada, a face, peito e barriga de cor vermelho pálido e o manto escuro. As fêmeas e juvenis têm a cabeça e o manto de tons castanho-oliva e o ventre claro. O tentilhão efectua um voo ondulante.

3464426037_585e4a39f2_o

Biologia da espécie: Distribuído pelo Paleártico Ocidental é um nidificante comum em todo o território nacional. Esta ave pode ser observada numa grande variedade de habitats florestais, agro-florestais e agrícolas, incluindo olivais, pinhais, pomares, vinhas, eucaliptais, matas rípicolas, terrenos lavrados, restolhos e pousios. Nidifica normalmente durante o mês de Abril, sendo os ninhos construídos com musgo, líquenes, cascas de árvores e penas, localizando-se em árvores ou arbustos. Alimentam-se maioritariamente de sementes e outro tipo de matéria vegetal. No entanto, na época de reprodução procuram essencialmente pequenos invertebrados na vegetação arbórea.

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: