Fuinha-dos-juncos

Cisticola juncidis

Taxonomia: Ordem: Passeriformes; Família: Cisticolidae

Fuinha-dos-juncos 2 

Estatuto de conservação: Mundo (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPEC (Não concentrada na Europa e com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II; Convenção de Bona: Anexo II

Fuinha-dos- juncos 1

Tipo de ocorrência: Residente (R)

Abundância local: Comum

Dados biométricos: Comprimento: 10 cm; Peso: 8 a 12 g

Identificação: Ave pequena. Possui um bico fino e curto, cor castanho claro, olhos envolvidos por uma tonalidade mais clara e não possui listas na cabeça e na nuca. É mais facilmente identificável pelas vocalizações que emite enquanto executa os voos territoriais, que fazem lembrar um insecto. A fuinha-dos-juncos peneira e efectua um voo de “canto ondulante”.

Fuinha-dos-juncos 4

Biologia da espécie: Esta espécie distribui-se pelo sul da Europa e por uma grande parte de África. Em Portugal é comum em espaços abertos, sendo especialmente numerosa nas terras baixas do litoral. A
fuinha-dos-juncos anda normalmente sozinha, ou aos pares, embora, fora da época da nidificação, se possam juntar em grupos. Faz normalmente um ninho com a estrutura de um frasco, e preferencialmente na vegetação rasteira. É uma ave insectívora, podendo também alimentar-se de pequenas sementes de plantas das zonas húmidas.

Fuinha-dos-juncos 3

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: