Garajau

Sterna sandvicensis

Taxonomia: Ordem: Charadriiformes; Família: Laridae

Estatuto de conservação: Global (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): SPEC 2 (Concentrada na Europa e com estatuto de conservação desfavorável); Portugal (ICNB): NT (Quase ameaçado)

Protecção legal: DL n.º 140/99, de 24 de Abril: Anexo A-I; Convenção de Berna: Anexo II; Convenção de Bona: Anexo II

Tipo de ocorrência: Invernante (I); Migrador de Passagem (MP)

Abundância local: Comum

Dados biométricos: Comprimento: 36 a 41 cm; Envergadura: 98 a 110 cm; Peso: 210 a 260 g; Longevidade: 24 anos

Identificação: Em plumagem de Verão, apresenta um barrete preto que cobre a cabeça até aos olhos, asas cinzento-prateado, e corpo no geral branco. Identifica-se pela combinação de bico comprido, escuro com ponta amarela, e patas curtas e pretas. No Inverno, a testa fica esbranquiçada. O voo é ondulado e, quando em prospecção, aponta frequentemente o bico para baixo.

Biologia da espécie: Pode ser observado em Portugal durante todo o ano, com maior presença entre o final do Verão e o Inverno. Nidifica em colónias, fazendo um buraco no solo, por vezes revestido com ervas. Tratando-se de uma espécie costeira, a sua dieta é quase exclusivamente à base de peixe.

Curiosidades: É um mergulhador e pescador exímio, surpreendendo a rapidez com que detecta e se lança na captura de um peixe a partir de alguns metros de altura.

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: