Poupa

Upupa epops

Taxonomia: Ordem: Coraciiformes; Família: Upupidae

Estatuto de conservação: Global (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): SPEC 3 (Não concentrada na Europa mas com estatuto de conservação desfavorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II

Tipo de ocorrência: Residente (R); Migrador de passagem (MP)

Abundância local: Comum

Dados biométricos: Comprimento: 26 a 28 cm; Envergadura: 42 a 46 cm; Peso: 55 a 80 g; Longevidade: 11 anos

3401914341_7761eb795c_b

Identificação: Ave inconfundível, com a crista conspícua de pontas pretas, que quando aberta se assemelha a um leque. Característico padrão preto e branco nas asas, e a cabeça e pescoço ocres. Bico comprido, estreito e ligeiramente curvado para baixo. Emite uma vocalização fácil de identificar – “up-up-u”. Voa frequentemente a baixa altitude, rente ao solo. Voo com ondulações curtas e batimentos irregulares, intercalados com deslizes. Ao aterrar, levanta a poupa, por breves instantes.

Biologia da espécie: Espécie abundante, amplamente distribuída. Estival, na metade Norte do país (Inverna em África), e sedentária a Sul. Pode ser observada numa grande variedade de habitats como bosques mistos e de coníferas, pastos, jardins, parques, vinhas, pomares e imediações de campos agrícolas. Nidifica em buracos de árvores, muros, edifícios, ou caixas-ninho. Move-se energicamente no solo, onde se alimenta, mudando constantemente de direcção. Essa alimentação consiste em insectos, larvas, caracóis, anelídeos e pequenos anfíbios.

 

3402729736_6a089d749c_b

Curiosidades: A principal característica dos ninhos das poupas é talvez o seu cheiro fétido, extremamente desagradável. O mau cheiro não se deve a falta de higiene no ninho, pois é sabido que a fêmea o limpa cuidadosamente de todos os detritos, mas representa uma estratégia contra predadores. A fêmea e os juvenis desta espécie possuem uma glândula uropigial, capaz de segregar o líquido responsável pelo mau cheiro, que é expelido em caso de ameaça.

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

Carlos Rio disse...

Parabéns pelo vosso trabalho.
Excelente blog.
Abraço.

Bruno Calha disse...

Excelente foto!
Gostaria também de felicitar o vosso site.
Não conhecia, mas a partir de agora espero ser mais presente por cá.

Abraço e mtas felicidades.

Bruno