Arenaria interpres
Taxonomia: Ordem: Charadriiformes; Família: Scolopacidae
Estatuto de conservação: Global (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPEC (Não concentrada na Europa e com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)
Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II: Convenção de Bona: Anexo II
Tipo de ocorrência: Invernante (I); Migrador de passagem (MP)
Abundância local: Comum
Dados biométricos: Comprimento: 21 a 24 cm; Envergadura: 44 a 49 cm; Peso: 80 a 110 g; Longevidade: 20 anos
Identificação: Limícola de média dimensão, robusta, atarracada, com patas curtas e bico curto e pontiagudo. Em quase todas as plumagens o bico é preto e as patas são alaranjadas. A plumagem nupcial é muito colorida. Possuem marcas pretas na cabeça e uma banda preta no peito contrastando com a cor branca da parte inferior do corpo. No dorso e asas apresenta um padrão muito marcado e contrastante. O manto, as escapulares e as terciárias são preto-acastanhadas, com penas orladas a cor ferrugem e as pequenas e médias coberturas são cor de ferrugem. Nesta plumagem os machos distinguem-se pelo seu padrão mais vivo e menos acastanhado. De Inverno, a plumagem torna-se castanha-acinzentada com orlas brancas nas penas. Também as marcas faciais se tornam mais difusas. Efectua um voo forte,poderoso e directo.
Biologia da espécie
Com distribuição holártica, é migradora de passagem e invernante nas costas da Península Ibérica. É uma espécie bastante comum e pode ser observada em praticamente todos os meses do ano nas nossas costas, mais concretamente nas plataformas rochosas do litoral, lamas estuarinas e em menor quantidade em praias arenosas. Quando caminha move ritmicamente a cabeça e o pescoço para a frente e para trás, levantando as pedras e pedaços de algas que
encontra, na procura de alimento. Este alimento abarca uma vasta gama, tal como: insectos, crustáceos, moluscos, anelídeos, equinodermes, pequenos peixes, cadáveres de peixe, restos de comida humana e ovos de aves. A rola-do-mar constrói o seu ninho no chão, rodeado de vegetação rasteira, e ocasionalmente em fissuras de rochas com vegetação.
Curiosidades
Ao contrário do que sucede com a maior parte das outras espécies de limícolas, a rola-do-mar não se concentra nos grandes estuários e os seus efectivos apresentam-se bastante dispersos, o que dificulta a obtenção de uma estimativa para a população invernante.
0 comentários:
Enviar um comentário