Sterna sandvicensis
Taxonomia: Ordem: Charadriiformes; Família: Laridae
Estatuto de conservação: Global (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): SPEC 2 (Concentrada na Europa e com estatuto de conservação desfavorável); Portugal (ICNB): NT (Quase ameaçado)
Protecção legal: DL n.º 140/99, de 24 de Abril: Anexo A-I; Convenção de Berna: Anexo II; Convenção de Bona: Anexo II
Tipo de ocorrência: Invernante (I); Migrador de Passagem (MP)
Abundância local: Comum
Dados biométricos: Comprimento: 36 a 41 cm; Envergadura: 98 a 110 cm; Peso: 210 a 260 g; Longevidade: 24 anos
Identificação: Em plumagem de Verão, apresenta um barrete preto que cobre a cabeça até aos olhos, asas cinzento-prateado, e corpo no geral branco. Identifica-se pela combinação de bico comprido, escuro com ponta amarela, e patas curtas e pretas. No Inverno, a testa fica esbranquiçada. O voo é ondulado e, quando em prospecção, aponta frequentemente o bico para baixo.
Biologia da espécie: Pode ser observado em Portugal durante todo o ano, com maior presença entre o final do Verão e o Inverno. Nidifica em colónias, fazendo um buraco no solo, por vezes revestido com ervas. Tratando-se de uma espécie costeira, a sua dieta é quase exclusivamente à base de peixe.
Curiosidades: É um mergulhador e pescador exímio, surpreendendo a rapidez com que detecta e se lança na captura de um peixe a partir de alguns metros de altura.
0 comentários:
Enviar um comentário