Gralha-preta

Corvus corone
Taxonomia: Ordem: Passeriformes; Família: Corvidae
Estatuto de conservação: Mundo (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPEC (Não concentrada na Europa e com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)
Proteção legal: Espécie cinegética
Tipo de ocorrência: Residente (R)
Abundância local: Comum
Dados biométricos: Comprimento: 47 cm; Envergadura: 92 a 100 cm; Peso: 450 a 600g; Longevidade: 20 anos
Identificação: Ave toda preta, incluindo pernas e bico. O bico é mais fino e mais amplo que o do corvo. Os dois sexos apresentam características muito idênticas.Enquanto jovens, são semelhantes aos pais, permanecendo com eles diversas semanas após deixarem o ninho. A gralha-preta efetua um voo direto e laborioso.
Biologia da espécie: Amplamente distribuída por todo o continente europeu sendo abundante em praticamente todo o território nacional. Esta ave pode ser encontrada numa grande variedade de habitats. Normalmente habita em zonas de bosque pouco arborizados que tenham nas suas imediações zonas que proporcionem alimentação abundante. As gralhas-pretas, reúnem-se habitualmente de noite, em bandos que ocupam o mesmo dormitório. Esta espécie vive em acasalamento permanente tendo um comportamento bastante territorial. O ninho situado em árvores ou falésias é construído pelos dois membros do casal e a nidificação ocorre durante os meses de Abril e Maio. Alimenta-se essencialmente de cadáveres de outros animais e pequenos animais, incluindo insectos, caracóis, ratos, lagartos, rãs, vermes e outros invertebrados. Fazem ainda parte da sua alimentação, frutas, cereais e bagas.
SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: