Alvélola-amarela

Motacilla flava
Taxonomia: Ordem: Passeriformes; Família: Motacilliidae
Estatuto de conservação: Mundo (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPEC (Não concentrada na Europa e com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)
Proteção legal: Convenção de Berna: Anexo II
Tipo de ocorrência: Estival (E); Migrador de passagem (MP)
Abundância local: Ocasional
Dados biométricos: Comprimento: 17cm; Envergadura: 28cm; Peso: 23g; Longevidade: 8 anos
2491435251_7f48d1f573_o1
Identificação: Ave de cauda comprida, partes inferiores amarelas e dorso esverdeado. A cor da plumagem de Verão da cabeça e do pescoço do macho é diferente conforme a subespécie.A mais comum na Península Ibérica, a Motacillaflava iberiae, possui a cabeça cinzenta,garganta branca e lista supraciliar estreita e branca. Tem um voo ligeiro, mais rápido que as restantes alvéolas, descrevendo sempre curvas suaves.
2437184332_5a8c5b4053_o
Biologia da espécie: Trata-se de uma ave migradora, que nos visita durante a época de nidificação. Os primeiros migradores chegam geralmente ainda em finais de Fevereiro, e em Março a espécie é já comum numa grande parte do país. Está presente nas zonas de nidificação até Setembro. Esta espécie frequenta normalmente terrenos de aluvião próximos de água, pântanos, lodaçais, margens de lagos e clareiras alagadas. A nidificação é realizada entre Maio e Junho, sendo a fêmea responsável pela construção do ninho, dissimulado entre a vegetação. Alimenta-se à base de insectos, larvas, gafanhotos e pequenos moluscos.
SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: