Parus caeruleus
Taxonomia: Ordem: Passeriformes; Família: Paridae
Estatuto de conservação: Mundo (UICN): LC (Pouco preocupante; Europa (SPEC): Non-SPECE (Concentrada na Europa mas com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)
Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II
Tipo de ocorrência: Residente (R)
Abundância local: Comum
Dados biométricos: Comprimento: 11 a 12 cm; Envergadura: 12 a 14 cm; Peso: 9 a 12 g; Longevidade: 15 anos
Identificação: Chapim pequeno de coroa azul-vivo, faces brancas e manchas pretas por toda a garganta, em torno das faces brancas, atravessando o olho e também em volta da parte posterior da coroa. Partes superiores azuis com laivos amarelados, asas e cauda azuis com uma faixa branca nas asas. Partes inferiores amareladas com uma risca escura, de tamanho variável, descendo pelo abdómen. Esvoaça de árvore em árvore com um voo ondulante. O macho em exibição, cai de um ramo com as asas abertas parecendo uma borboleta e, depois, o voo torna-se ascendente, até pousar num ramo mais próximo ao do ninho.
Biologia da espécie: Amplamente distribuído por todo o território nacional. É uma espécie bastante comum ocorrendo durante todo o ano em zonas de montados, florestas mistas e alguns parques e jardins. As florestas de carvalhos de folha perene, quando existem, representam o seu habitat preferido. Nidifica em buracos de árvores, muros, pontes, edifícios e ninhos artificiais. O buraco é forrado de musgo, erva, pelo e lã e com um segundo forro de pêlo, material vegetal macio e penas. Alimenta-se de insectos que apanha sempre nas folhas, sobretudo lagartas, também pode apanhar comida do chão. Alimenta-se também de sementes durante o Inverno.
Curiosidades: Apesar da sua pequena dimensão, é batalhador e sabe mostrar-se agressivo com os intrusos da mesma dimensão. O desfile nupcial compreende voos efectuados pelo macho desde o cimo de uma árvore com as asas muito abertas. O macho vem também pendurar-se perto da fêmea com a crista eriçada, caindo com as asas meio abertas.
0 comentários:
Enviar um comentário