Cotovia-de-poupa

Galerida cristata

Taxonomia: Ordem: Passeriformes; Família: Alaudidae

Cotovia

Estatuto de conservação: Mundo (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): SPEC 3 (Não concentrada na Europa mas com estatuto de conservação desfavorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II

Tipo de ocorrência: Residente (R)

Abundância local: Ocasional

Dados biométricos: Comprimento: 17 cm; Envergadura: 29 a 34 cm; Peso: 35 a 45 g

Identificação: Plumagem de tons acastanhados. A pequena poupa, quase sempre erecta, é a característica mais evidente. A cauda curta, a forma rechonchuda e o bico relativamente longo são as outras características desta espécie. A cotovia-de-poupa efectua um voo ondulante e laborioso.

Cotovia-de-poupa 2

Biologia da espécie
Surge por quase todo o continente europeu a sul das Ilhas Britânicas. A cotovia-de-poupa distribui-se de forma mais alargada pela metade sul do território nacional, ocupando a faixa fronteiriça e algumas zonas dunares do litoral, na metade norte de Portugal. É mais abundante em áreas agrícolas planas e em áreas humanizadas, frequentando também regiões arenosas. A cotovia-de-poupa tem por norma cantar no solo, ou a partir de um poiso bastante elevado. Faz ninho numa cova ou saliência do chão, nidificando entre Abril e Junho. Alimenta-se de sementes, pontas de ervas tenras e pequenos insectos e aranhas.

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: