Workshop Anfíbios e Répteis de Viana do Castelo

 

Workshop A Guarda-rios do Lima conjuntamente com o formador Vasco Cruz e apoiada pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, realizou no passado dia 24 de Abril de 2010 uma workshop dedicada ao tema “Anfíbios e Répteis de Viana do Castelo”.

Esta actividade foi conduzida pelo Vasco Cruz, que de uma forma cuidada, tranquila e muito eficaz deu a conhecer aos participantes, um pouco mais sobre a vida, os hábitos e curiosidades deste grupo de animais tão fascinante da nossa fauna, embora, um dos grupos mais ameaçados dos nossos ecossistemas.  A workshop “Anfíbios e Repteis de Viana do Castelo” contou com a presença de 17 motivados participantes e foi registada em vídeo para o programa do Carlos Palma Rio “Natureza Espontânea” da Esposende TV.

A workshop decorreu em dois ambientes distintos, a manhã foi passada nas instalações do CMIA de Viana do Castelo onde se fez uma breve introdução ao tema: identificação das diferentes espécies de Répteis e Anfíbios que habitam na região; sensibilização dos participantes sobre a importância da preservação e conservação das espécies e seus habitats; curiosidades, crenças e mitos.

Grupo A tarde foi passada no terreno, com a visita a dois locais distintos: a zona húmida da Veiga de S. Simão e seus bosques envolventes e uma zona de ribeiros de montanha em S. Lourenço da Montaria. Durante a saída de campo foram encontradas e identificadas diferentes espécies. Veiga de S. Simão: Rã-verde, Salamandra-de-pintas-amarelas, Rã-de-focinho-ponteagudo, Tritão-marmorado, Largatixa-de-bocage.

vascoRa verdeRã-verde (Foto de Carlos Palma Rio)

Grupo1 S. Lourenço da Montaria: Rã Ibérica, Tritão-de-ventre-laranja, Tritão-marmorado (macho e fêmea), Rã verde, Sardão juvenil, Sapo-parteiro e a observação de Cobra-de-água-viperina.

Rã IbéricaRã Ibérica (Foto Guarda-rios do Lima)

Tritão-de-ventre-laranja Tritão-de-ventre-laranj Tritão-de-ventre-laranja (Foto Guarda-rios do Lima)

Curiosamente no final da workshop o nosso formador com o intuito de melhorar o registo fotográfico do sapo-parteiro, encontrou um belo exemplar de uma Cobra-lisa-meridional.

 Cobra-lisa-meridional (Fotos de Vasco Flores)

Foi um dia extraordinário, rico em novos conhecimentos e sobretudo muito bem passado. A Guarda-rios do Lima muito agradece ao grupo simpático de pessoas que participou activamente na actividade e que a tornou possível. Um agradecimento muito especial ao Vasco pelo excelente trabalho realizado, que com mestria soube conduzir o grupo, dando explicações detalhadas a cada nova descoberta.

Grupo2

A todos os que participaram o nosso muito obrigado!

Guarda-rios do Lima,

(Associação para a Valorização e Promoção do Património Ambiental de Viana do Castelo)

SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Ruka Metallica disse...

OLA TENHO UMA COBRA EM CASA QUE ME ENTROU EM CASA E A APANHEI O QUE DEVO FAZER !???
LHES DEIXO O MEU NUMERO DE TELEMOVEL.
963627051